Nos dias de hoje, qual a importância e a abrangência do papel das bibliotecas escolares, como instituições construtoras de conhecimento e contribuindo para um enriquecimento do património cultural das populações?
Um percurso que se vai construindo todos os dias - da memória passada à actual; memórias e
conhecimentos essenciais à vida de uma comunidade.
As bibliotecas, como as conhecemos hoje, são um espaço que detém um poder de custódia de um
património cultural específico - bibliográfico - assumindo funções de divulgação e guarda desse espólio, com fins educativos, de formação e de cultura.
A sua evolução ao longo dos tempos trouxe ao nosso convívio tipos diferentes com objectivos
aparentemente diversos, mas que fundamentalmente se complementam a partir de estratégias de
domínio territorial e de relacionamento a nível de utentes.
Hoje em dia, existe um leque variado de tipos de bibliotecas, cada um orientado para diferentes missões e actividades, orientadas por uma política optimizada de constituição e desenvolvimento de colecções.
Encontramos desde a Biblioteca Nacional, bibliotecas universitárias, bibliotecas municipais, bibliotecas escolares.
Estas últimas têm sido alvo de profundas evoluções e têm percorrido um caminho de maturidade
através de um trabalho em rede partilhado entre a tutela ministerial, a biblioteca concelhia e a escola
onde se insere a biblioteca escolar e centro de recursos, acolhendo documentação de temáticas, não somente adaptadas aos currículos, numa diversidade de suportes.
A missão destas instituições, sediadas no espaço escolar (meio vocacionado para a educação e
ensino), visam um preenchimento total do conhecimento, ao serviço do enriquecimento curricular formal e da formação do cidadão, conhecedor da sua história, local e nacional, e de posse das ferramentas intelectuais capazes de o orientar para uma integração plena na vida colectiva.
Conceição Toscano
Sem comentários:
Enviar um comentário