quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Cova da Piedade - a urgente intervenção de reabilitação da zona estuarina

Em 2010, na sequência da realização da minha dissertação de mestrado, na área do património industrial, fui confrontada com a rápida degradação do conjunto arquitectónico da moagem, depósitos de lixo e presença de desalojados vivendo em meras condições de rua, janelas encerradas com tijolo para evitar a entrada de intrusos.
Pormenor da fachada principal da fábrica de moagem do Caramujo, virada ao antigo cais, Agosto de 2010.

Fachada posterior da fábrica, Rua Manuel José Gomes, Agosto de 2010.

A área ocupada pela Lisnave está a ser intervencionada, nomeadamente ao nível da descontaminação de solos e construção da estruturação sustentável necessária à dinamização dos projectos de revitalização urbanística (e cultural) para o local.
A perspectiva abrangente de uma área a necessitar de urgente reabilitação para uma ainda possível e desejável revitalização - o Caramujo, com a fábrica de moagem (classificada como imóvel de interesse público), e ao lado a Margueira, com os "restos" da Lisnave, bordejando o estuário do Tejo, Março de 2010.

Ocupando uma área extensa, este cemitério, onde ainda subsistem testemunhos que referenciam a actividade encerrada de reparação naval, empresta ao estuário do Tejo, em complemento à decrepitude do edifício imponente da moagem do Caramujo, um enquadramento, cuja leitura pictórica demonstra, mais do que meras palavras o poderiam efectivamente realizar, a dimensão da desindustrialização sofrida a nível local.

Clara ilustração da fisionomia de uma recessão industrial da Cova da Piedade.


Conceição Toscano

2 comentários:

  1. Descobri recentemente um magnífico painel de azulejos dentro da ETAR da Mutela com uma representação antiga do Caramujo ... infelizmente não me encontrava munido de máquina fotográfica competente no entanto a todos que gostam deste local é um painel que recomendo conhecerem, que infelizmente só se pode visitar no horário laboral ...

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, obrigada pela informação. E será que temos de pedir autorização ou bastará ir à ETAR? Amanhã estarei lá perto por volta das 16 horas e vou tentar uma visita. Vou levar a máquina e pode ser que consiga ver o painel.

    ResponderEliminar