domingo, 1 de julho de 2012

Passeios patrimoniais na nossa terra - Sobreda

Realizou-se no sábado, dia 30 de Junho, o passeio de visita ao património religioso da Sobreda, com organização do Centro de Arqueologia de Almada e da Junta de Freguesia da Sobreda. Este evento estava integrado na festa anual do Solar dos Zagallos, um dos espaços culturais da autarquia de Almada, destinado a funções culturais e pedagógicas.

A partir do local do encontro, à porta do Solar, no Largo António José Piano Júnior, situado na parte antiga da vila da Sobreda, o percurso foi-se desenrolando, levando os participantes a conhecer o património religioso público, nomeadamente a Ermida de S. Sebastião, que alberga as imagens do antigo Convento dos Agostinhos Descalços, segundo Francisco Silva (o técnico do Centro de Arqueologia de Almada, nosso guia).
Parte superior da fachada principal da Ermida de S. Sebastião
O passeio continuou com a visita a outra tipologia do património religioso da Sobreda: as capelas particulares. E entramos no espaço do Solar dos Zagallos.

Banco existente no Solar dos Zagallos, com temática bíblica
Capela do Senhor dos Passos
A Capela do Senhor dos Passos é de arquitectura claramente barroca; no entanto, os frontões laterais da fachada principal não são de feitura barroca, na opinião de Francisco Silva. Os painéis de azulejos da fachada narram o calvário de Jesus. 
No interior da capela, a partir do revestimento azulejar das suas paredes, encontramos a narrativa da parábola bíblica do filho pródigo.

O percurso continua até à Capela de  Santo António do Caiado.
Capela de Santo António do Caiado, fachada principal
Pormenor do tecto da Capela de Santo António do Caiado, com um trabalho belíssimo de embrechado
O seu interior, embora de reduzidas dimensões, apresenta-se como um exemplo do trabalho em técnica de embrechado - utilização de porcelana partida e conchas.

A visita termina na Capela de Santo António, que está integrada no Solar dos Zagallos,  mas tem porta principal para o Largo, uma vez que, embora capela privada, tinha utilização pública.
Interior da Capela de Santo António, a mais importante das capelas do Solar. A porta que se vê dá acesso para a rua

Perspectiva do tecto da Capela de Santo António; trabalho mais recente do que o revestimento das paredes, na opinião do nosso guia
Do seu rico revestimento azulejar das paredes constituído por dez painéis, oito deles relatam, em belas composições figurativas, os milagres do Santo. Os seus sermões também são apresentados ao visitante.

Pormenor do revestimento de azulejos: sermão de Santo António aos peixes.
O altar do período barroco revela qualidade artística, já com alguma erudição, constituindo uma peça exemplar e das mais ricas na freguesia da Sobreda, segundo Francisco Silva.

Pormenor do altar da Capela de Santo António, com o seu trabalho em talha dourada
Imagem de Santo António, colocada em nicho lateral no retábulo do altar da Capela de Santo António; datada provavelmente do século XVII, de autor desconhecido
Em 1982 a Câmara Municipal adquiriu o Solar, tendo as obras de recuperação, remodelação e restauro ficado a cargo do arquitecto Vítor Mestre. Durante as intervenções sempre se procurou manter as características originais do conjunto edificado e restantes estruturas. O ponto alto do restauro foi a intervenção no altar da Capela de Santo António da Sobreda.
A importância histórica do Solar reside no facto das capelas existentes na propriedade estarem ligadas às festas populares tradicionais da região, com entrada facultada pelos proprietários, a família Zagallo. A importância desta imagem deve-se ao facto histórico de o culto a Santo António estar presente desde há séculos na Sobreda.
A imagem do Santo está colocada num nicho de um retábulo de talha dourada, apresentando um nicho central, de maiores dimensões, vazio, e dois laterais, iguais, de menor dimensão, estando o da esquerda ocupado pela referida imagem de Santo António. Os nichos estão forrados a seda cor de vinho. Devido à cor negra da indumentária do Santo e do livro, sobressaem unicamente do fundo o rosto e as mãos, efeito visual pretendido pelo artista e pelos responsáveis da colocação da peça no local. Esteticamente a imagem transmite um belo efeito de beatitude interior e de modesta apresentação, sem realce físico corporal.
Quanto aos acabamentos a sua pintura é policroma, sendo as seguintes as cores presentes: preto, dourado, castanhos, cor pele e branco. A sua matéria constituinte é o barro e o sisal.
O seu estado de conservação é deficiente, posto que apresenta colagem evidente e imperfeita na mão direita; a colagem presente no pescoço é pouco perceptível. Há sinais de desagregação na parte inferior da imagem com perdas de camada cromática. A imagem não está completa, uma vez que não apresenta a imagem do menino sobre o livro (só existem restos irregulares de barro). A pintura e o seu estado de  conservação apontam para uma global valorização.

Estas iniciativas são uma forma excelente de divulgação da riqueza histórica a nível local. Devido à importância da tradição religiosa presente na memória colectiva da comunidade da Sobreda, o passeio constituiu uma oportunidade de conhecimento de um património de cariz específico, o religioso. 
Os passeios têm uma dinâmica aberta de relacionamento entre os organizadores e os visitantes, posto que são solicitadas sugestões de outros passeios e demais ideias que o público interessado possa querer propor.

Da minha parte, atribuí nota máxima e ainda fiz algumas propostas. As conversas acerca do património cultural e os conhecimentos que se fazem durante estes eventos constituem certamente uma mais valia para todos nós, que nos dedicamos à divulgação e salvaguarda do património da nossa terra. 

Conceição Toscano

7 comentários:

  1. Excelente passeio com algumas surpresas para os mais desatentos ...

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui, obrigada pela sua visita ao meu blogue e pelo comentário. Esperava vê-lo no passeio. E quais são as surpresas? Coloquei aqui algumas das fotos que tirei durante o passeio. Agora gostava de ver o vídeo pois a TV Almada enviou dois técnicos que nos acompanharam - existe portanto o registo em filme e também mais fotografias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Viva ... acabei de ler os textos que fez sobretudo sobre a decoração azulejar espalhada por todo o edifício do Solar, muito interessante, muito interessante ... sobre o solar já propus num trabalho apresentado nos últimos encontros sobre o Património da Sobreda, que este Solar merecia uma melhor atenção por parte das entidades públicas, nomeadamente através da sua classificação.
      Bem quanto às surpresas destaco:
      - nicho de S. Sebastião na fachada no Solar da Quinta de Cima (casa verde com o brasão dos Carneiros Zagalos);
      - algumas imagens do antigo Convento da Sobreda hoje na Ermida de NS do Livramento (antigamente dedicada a S. Sebastião);
      - os embrechados da Capela de St.º António do Caiado (a propósito sobre esta temática muito interessante recentíssima obra «Os Embrechados do Paço das Alcáçovas» de André Lourenço Silva, que também analisa vários exemplares desta técnica espalhados pelo país incluindo Almada); e
      - os painéis azulejares da Capela de St.º António da Sobreda.

      Eliminar
  3. ♥Bello aluvejos capella
    Que saudade del Belgica!!!
    BOA SEMANA!Beijhos!
    ¯`v´¯)
    `*.¸.*´
    ¸.•´¸.•*• ♥ 5 ✬ ✬ ✬ ✬ ✬
    (¸.•´

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui, obrigada pela atenta participação. Como referi noutro texto sobre o Solar, há muito para aprender. Concordo com a sua opinião acerca de esta estrutura patrimonial merecer mais atenção - uma das formas de valorizar o Solar seria através da sua classificação.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    Vi a notícia no blog sobre a visita ao Solar dos Zagallos que me despertou muito interesse. Faço investigação sobre o revestimento em embrechados e desconhecia por completo a existência desta manifestação neste espaço. Gostaria muito de poder visitar o local e poder analisar e fotografar, em especial, o tecto da Capela de Santo António do Caiado que é, só pela foto, um dos exemplares importantes desta arte para este período. Como deverei proceder para marcar uma visita ao local? Muito obrigado pela V/ atenção. André Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capela estava fechada quando fizemos o passeio e veio um senhor de propósito abrir a porta. Há uns anos atrás, tendo de realizar um trabalho acerca do Solar (nomeadamente o estudo dos azulejos) dirigi-me ao Solar e até consegui falar com o seu responsável máximo. Já anteriormente tinha resolvido estudar a imagem da capela maior e autorizaram que lá estivesse e que tirasse fotografias. Mas essa estava aberta. Penso que para poder ter acesso à capela de Santo António do Caiado e também fotografar terá de lá ir mesmo, falar, expor as suas intenções e ver a resposta.
      Desejo-lhe os maiores sucessos nos seus estudos.
      Conceição Toscano

      Eliminar