sexta-feira, 9 de maio de 2014

Património Industrial - II Congresso Internacional

(artes.porto.ucp.pt/pt/II-Congresso-Internacional-Industrial?)


De 22 a 24 de Maio, realiza-se no Porto o II Congresso Internacional sobre Património Industrial subordinado ao tema «Património, museus e turismo industrial: Uma oportunidade para o século XXI».

"Constituindo o Património Industrial um domínio amplo e em crescimento em Portugal, pretende-se contribuir para a sua consolidação, fomentando a partilha de experiências entre os investigadores, por forma a avaliar o estado da arte no tocante à aplicação prática dos conceitos e princípios metodológicos da disciplina e das que lhe são afins. Propõe-se a apresentação de trabalhos práticos e reflexões metodológicas nas áreas do Património, Arqueologia, Museologia e Turismo Industrial, entendidas na sua pluralidade de situações e domínios." (apresentação do Congresso)

A organização é da responsabilidade da Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI/TICCIH-Portugal), Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional do Porto, Escola das Artes e CITAR-Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. 
Da Comissão Científica constam, entre outros, Paulo Oliveira Ramos (Universidade Aberta, Portugal), Elisa Calado Pinheiro (Universidade da Beira Interior), Francisco da Silva Costa (Universidade do Minho), José Maria Amado Mendes (Universidade de Coimbra e Universidade Autónoma de Lisboa), Laura Castro (UCP-EA - CITAR-UCP), Leonor Medeiros (APPI/TICCIH-Portugal e Michigan Technological University), Rui Aballe Vieira e Rui Maneira Cunha (APPI/TICCIH-Portugal e IHC da FCSH/Universidade Nova de Lisboa).

Programa resumido:
1.Estudo, salvaguarda e divulgação do património industrial
2.Paisagens culturais do património industrial
3.Arte e património industrial
4.Conservação e reutilização do património industrial
5.Museologia industrial e conservação de acervos técnicos e industriais
6.Património ferroviário
7.Ensino e formação em património industrial
8.Protecção legal do património industrial
9.Inventário e registo do património industrial
10.Teoria e metodologia do património industrial e da sua arqueologia
11.Turismo industrial
12.Património geológico e mineiro: estudo, salvaguarda e reutilização
13.Arquivos empresariais

O programa completo com o elenco das variadas comunicações pode ser consultado aqui.

Dada a diversidade das comunicações e a riqueza e importância das temáticas, a edição futura das actas (que espero seja breve) constituirá certamente uma mais-valia para o estudo e as intervenções práticas do património em Portugal.

Maria Conceição Toscano

4 comentários:

  1. Boa noite,
    pedia-lhe o favor que colocasse no seu blogue a indicação da existência de uma Pós-graduação em Património Industrial na Universidade Católica Braga. O endereço com toda a informação é http://braga-ucp.com/facis/pg/?q=PI
    Grata pela colaboração,
    Maria José Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela informação. Acabou por me dar uma boa ideia. Vou acrescentar uma nova categoria: Estudos do Património e colocarei os links. Provavelmente abrirei páginas com informação fixa. Irei fazer uma pesquisa e evidentemente terei de efectuar uma selecção pois não poderia elencar todos os cursos. Um dos critérios contemplará a variável da localização, tentando abranger todo o país.
    Maria Conceição Toscano

    ResponderEliminar
  3. Cara Conceição Toscano

    A informação sobre o Congresso não se encontra completa. Não há referência sobre comissões organizadora e científica. Para além disso, sugiro que consulte o site do evento para colocar aqui o programa actualizado do congresso já disponível.

    ResponderEliminar
  4. Cara Eduarda Moreira Silva,

    Agradeço a informação de que o programa já está actualizado. Quando escrevi este meu texto com a divulgação do evento somente tive acesso ao programa provisório. Amanhã iria efectuar novo acesso e verificar. Mas, ao ler o seu comentário, já procedi à alteração.
    Em relação ao que escreve acerca de não haver referência sobre comissões organizadora e científica, realmente agora não se pode ler essas informações na vossa página, pelo menos não encontrei, mas aquando da minha consulta em 8 e 9 de Maio, estavam divulgadas. Não referi no meu blogue todos os nomes, limitei-me a seguir critérios pessoais de escolha que recaem nomeadamente nos nomes do meu professor do mestrado e outros investigadores cujas obras conheço mais de perto, fazendo menção à existência de outros.
    Não pretendo aqui neste espaço fazer a divulgação completa e exaustiva de todos os dados acerca do evento - essa nunca foi a minha pretensão quando iniciei este projecto particular. A minha formação complementar na área das ciências da informação e documentação dá-me bases suficientes para entender este novo mundo das tecnologias como um canal de excelência para a comunicação. Portanto, quando faço este tipo de textos e de divulgação, abro "uma porta" de passagem à informação do evento, "canalizando" quem aqui chega para a vossa página para se inteirar de toda a informação.
    A informação que consta na internet é efémera e volátil - o que hoje está, amanhã estará ou não. Por isso é tão importante figurar sempre a data do acesso.

    ResponderEliminar