sábado, 14 de junho de 2014

Visita a Mértola III – Igreja Matriz


Continuando o relato da visita de 7 de Junho a Mértola, a próxima paragem é a Igreja Matriz de Mértola. Antiga mesquita, datada dos séculos XII e XIII, é hoje em dia local de culto dedicado a Nossa Senhora da Anunciação.

Alguns vestígios muçulmanos ainda estão preservados e podem ser admirados, nomeadamente as portas com arco em ferradura e um nicho, o mirhab (construído em direcção apontando a Meca). A cobertura da antiga mesquita, apresentando cinco telhados de duas águas, era semelhante à de Córdova, conforme os desenhos de Duarte d’Armas (século XVI).
 
Arco em ferradura
Mirhab
 Assim se pode ler na placa colocada no adro da igreja:
“No local sagrado de possível implantação de um templo romano, cristianizado a partir do século IV, foi erguida em finais do século XII, uma mesquita almóada de cinco naves. Em 1238, quando Mértola foi integrada no Reino de Portugal, o templo muçulmano, com pequenas alterações, foi sagrado em Igreja de Santa Maria. Foi apenas em 1535-1565 que se procedeu à construção das abóbadas nervuradas que unificaram o espaço. Da antiga mesquita são hoje visíveis quatro portas de arco e o mirhab decorado com uma sequência em relevo de arcos múltiplos. Monumento nacional.”

Tecto abobadado
"Ao contrário da abobadagem e dos pináculos exteriores, muito ao gosto mudéjar do último gótico, a porta principal da igreja segue os modelos do Renascimento italiano. O minarete, transformado em torre sineira, seria sacrificado mais tarde durante o século XVII, quando se levantou a actual torre do campanário. Em meados do século XX, realizaram-se obras que esvaziaram o templo dos acrescentos seiscentistas e setecentistas e que puseram de novo a descoberto o espaço para o mirhab, o mimbar e as quatro portas islâmicas.", in Mértola nas rotas comerciais do Mediterrâneo: de cidade portuária a Vila Museu, com textos de Cláudio Torres [et al.]
Porta principal, pormenor do arco da moldura
Maria Conceição Toscano

Sem comentários:

Enviar um comentário